Irene no ar Irene no ar Irene no ar Irene no ar Fale Conosco
Quinta-Feira 21 de Novembro de 2024
14:54

Suar emagrece?

História da Irene

Muita gente acredita que quanto maior for a transpiração, maior é a queima de gordura durante a prática dos exercícios. Acontece que não é bem assim, suar não emagrece. Se a pessoa subir na balança depois de uma série de exercícios ou de uma sauna, por exemplo, pode até notar uma redução no peso corporal e ter aquela sensação de estar mais magra, mas depois de ingerir o primeiro copo d’água o líquido perdido é reposto e o peso acaba voltando ao normal.

O suor é a secreção natural das glândulas sudoríparas que estão espalhadas por todo o nosso corpo e é constituído de 99% de água e 1% de sais minerais. Nosso organismo transpira para manter estável a temperatura interna do corpo e quando suamos, perdemos apenas água e sais minerais. Quando a temperatura interna do corpo ultrapassa os 37°C, o suor age como mecanismo de refrigeração.

 

Por isso, vale lembrar que é fundamental não bloquear esse processo usando roupas pesadas, recomenda-se usar sempre roupas leves ao praticar qualquer atividade física mais intensa, assim o suor pode sair à vontade. Caso contrário, o organismo pode sofrer fadiga quando a transpiração for excessiva e o processo não ocorrer adequadamente, o que pode levar à desidratação, queda de pressão e até desmaios.

É importante salientar também que suar não desintoxica o organismo. Isso porque a principal substância eliminada é a água, e não as toxinas. Os órgãos responsáveis pela eliminação das substâncias tóxicas são os rins.

Para não desidratar, beba água antes, durante e depois da malhação. Assim, o corpo a joga o calor para fora pelo suor e ocorre a reposição do líquido perdido. Durante os exercícios, a água deve ser bebida periodicamente e em pequenas doses para não pesar no estômago. Além da água, pode-se repor os líquidos perdidos através de bebidas isotônicas, que hidratam o organismo mais rapidamente que a água. No entanto, devem ser usadas preferencialmente quando a atividade física durar mais que uma hora e num ritmo acelerado, em alta intensidade. Pessoas diabéticas, hipertensas e com facilidade para reter líquidos devem consultar um médico antes de ingerir essas bebidas. Uma outra opção é beber água de coco, que repõe os sais minerais perdidos durante a transpiração.

Voltar
Comentar Comentar Imprimir Compartilhar Facebook Twitter Google Plus
Não percam Irene no Ar
Não percam Irene no Ar
Programa inédito todos os sábados das 11:00hrs às 12:00hrs, reprisando às quintas-feiras às 19:15hrs, no Canal 40 UHF da TV Opinião (Esporte Interativo)