Nutrição no combate à celulite

História da Irene

A celulite, cientificamente chamada de Lipodistrofia Ginóide, é um processo inflamatório que ocorre nas células adiposas, associadas com alterações na circulação local, promovendo deformidades no tecido adiposo e cutâneo.

A celulite é classificada em:

Grau I: fase oculta ou de predisposição e pode ser reversível.
Grau II: começa a ser visível, mas é reversível.
Grau III: etapa mais avançada, porém ainda passível de tratamento e pode ser reversível.
Grau IV: fase irreversível, quando não há resposta ao tratamento devido ao acúmulo de líquido rico em proteínas e lipídeos no membros inferiores, causando desconforto visual e até dores.
As causas da celulite são inúmeras: hereditariedade, alterações hormonais, falta de atividade física, tabagismo, maus hábitos alimentares e alterações nos processos circulatórios.

Muitos profissionais acreditam que a principal causa da celulite esteja relacionada com o acúmulo de substâncias residuais nos tecidos, provocada por uma dieta desequilibrada, rica em alimentos refinados e pobre em frutas, legumes e vegetais.

Os depósitos de água, gordura e impurezas em algumas regiões do corpo dão a aparência da celulite, que fica mais evidente quando a pele é pressionada.

Esse problema é mais comum em mulheres devido à maior liberação do hormônio estrogênio, acumulando mais gordura no quadril e nas coxas.

As melhores condutas que devem ser adotadas pelo paciente estão relacionadas às mudanças de hábitos, como alimentação adequada e pratica de atividade física. O objetivo da alimentação neste caso é a redução do tecido adiposo, a regulação do trânsito intestinal e a diminuição da retenção hídrica.

Recomendações Nutricionais

Como a celulite é um processo inflamatório, devemos retirar ou diminuir o consumo de alimentos que aumentam essa inflamação, como: gorduras trans, gorduras saturadas (presentes em produtos de origem animal), sal, alimentos industrializados, carboidratos refinados, guloseimas, açúcar e excesso de adoçantes.

A dieta contra celulite deve ser rica em fibras, frutas, vegetais e legumes. É importante, também, substituir os carboidratos refinados pelos integrais. As fibras insolúveis reduzem o tempo de trânsito intestinal, diminuindo a pressão abdominal e com isso, melhoram o sistema circulatório dos membros inferiores, além de não favorecer a reabsorção do estrogênio na forma ativa.

Os nutrientes que são mais específicos no tratamento e que devem ter fontes alimentares presentes na dieta são: vitamina A, vitamina E, vitamina B12, ácido fólico, vitamina C, glutamina, potássio, ferro, zinco, selênio, manganês e ômega-3.

Dicas Nutricionais para Celulite

Escolha proteínas magras, como omeletes feito com claras, aves, peixes e carnes magras (lagarto, maminha, filé mignon);
Consuma diariamente, no mínimo, 6 porções de frutas e vegetais;
Prefira sempre os carboidratos integrais;
Restrinja o consumo de sal e shoyu, cuidando com alimentos industrializados ricos em sódio;
Evite refrigerantes e bebidas alcoólicas, preferindo sucos naturais, chás e água;
Substitua frituras por preparações grelhadas, assadas ou cozidas;
Beba, no mínimo, 2 litros de água por dia;
Evite alimentos e preparações gordurosas: feijoada, pizzas, molhos gordurosos, queijos gordos, pães, biscoitos recheados, chantilly, biscoitos amanteigados e sorvetes.
Alimentos a serem EVITADOS:

Chá preto, chá mate, café em excesso
Bebidas alcoólicas e refrigerantes
Produtos enlatados
Alimentos industrializados
Molhos industrializados
Doces e açucares
Carnes gordurosas
Frituras
Carboidratos refinados
Alimentos que devem ser CONSUMIDOS:

Frutas secas
Água
Cereais integrais
Azeite de oliva extra-virgem
Oleaginosas (castanhas, nozes)
Leguminosas (feijão, soja, lentilha, grão-de-bico)
Carnes magras
Assados e grelhados
Verduras e legumes crus
Algas
Aveia
Folhas verdes-escuras
Missô (pasta de soja fermentada)
Shitake

Voltar
Comentar Comentar Imprimir Compartilhar Facebook Twitter Google Plus
Não percam Irene no Ar
Não percam Irene no Ar
Programa inédito todos os sábados das 11:00hrs às 12:00hrs, reprisando às quintas-feiras às 19:15hrs, no Canal 40 UHF da TV Opinião (Esporte Interativo)