Muitas mulheres gostam de fazer mudanças constantemente e variar o visual pode ser um ótimo ponto de partida, isso porque o resultado auxilia na melhora de autoestima, o que é de suma importância para qualquer pessoa.
Mudar o cabelo é um jeito interessante de começar, já que chama a atenção e, caso o resultado não seja como o esperado, ele sempre pode voltar a ser como antes, seja na cor ou no comprimento.
As que optam pelas mudanças mais ousadas, recorrem à coloração dos fios. Nos salões, um dos pedidos mais comuns é o de clarear os fios, mas o difícil é saber qual tom de loiro adotar.
O loiro acinzentado é uma solução para ter as madeixas claras, mas sem abusar da pigmentação amarelada que a cor oferece. Por ser um tom frio, combina com diversos tons de pele e tipos de cabelo.
COMO ATINGIR O TOM IDEAL:
Um problema recorrente para as adeptas dos fios loiros é que não é simples “acertar o ponto” e atingir a cor exata do cabelo, principalmente quando o procedimento envolve descoloração, no caso das mulheres de cabelos mais escuros.
A conquista da cor desejada depende do tom e da textura do cabelo. Além disso, segundo o especialista Marques de Paula, do Jassa Cabeleireiros, “o primeiro passo para conseguir fazer um loiro acinzentado é um bom diagnóstico. Temos que saber onde estamos e onde queremos chegar”.
A partir do diagnóstico, avalia-se de acordo com a cor do cabelo. Em casos de cabelos escuros, o profissional sugere o clareamento global, ou seja, a descoloração dos fios, para depois aplicar a técnica de matizar as madeixas a fim de obter o resultado esperado.
Já se os fios já forem loiros, mesmo que não tão claros, a sugestão é usar apenas as colorações clareadoras, o que ainda oferece um resultado com aspecto saudável. “O loiro natural é o tom perfeito para obter o esse resultado facilmente”, indica Marques.
Vale lembrar que para ir de um tom escuro para um loiro claro, o ideal é fazer uma descoloração progressiva, ou seja, aos poucos. Desta forma, você evita fazer procedimentos muito agressivos no cabelo. Cabelos virgens e cabelos tingidos também reagem de forma diferente aos descolorantes, por isso é essencial consultar um cabeleireiro de confiança e certificado, a fim de evitar arrependimentos.
O loiro acinzentado combina com qualquer tom de pele?
Por ser uma cor bem clara, as mais branquinhas podem e devem usar e abusar do tom, já que uniformiza com o rosto. Pegando carona com as branquinhas, segundo Marques de Paula, as mulheres orientais podem adotar a cor, pois combina muito com a textura da pele. As morenas e negras também podem investir no tom, escolhendo nuances que combinem com a o tom da pele.
Cuidados necessários
Os cabelos loiros exigem cuidados especiais. Por serem mais finos, hidrata-los com frequência, ao menos uma vez por semana, é de suma importância para garantir a saúde dos fios.
Além disso, o profissional sugere que sejam usados sempre xampu e condicionador de boa qualidade. “Hoje existe no mercado xampu e condicionador para manter”, completa o especialista.
Outro cuidado necessário para manter a cor é não permitir que os fios fiquem alaranjados. Para Marques, nesse caso, a melhor alternativa é refazer a matização com o tom correto para neutralizar a cor no salão. Mas também há a possibilidade de investir nos produtos matizadores de loiro de uso caseiro, o que facilita e barateia o procedimento.
10 mandamentos do cabelo loiro
1. Manutenção: Cabelo loiro demanda manutenção. Se você não gosta de gastar tempo e dinheiro com cabelo, talvez esse não seja o tom ideal para você. Cabelo loiro dá muito trabalho.
2. Cuidados: Hidrate seu cabelo toda semana. Se não puder ir ao salão, compre uma máscara indicada pelo seu cabeleireiro e faça hidratação no comprimento dos fios por 15 a 20 minutos.
3. Xampu roxo: Use xampu ou condicionador roxo a cada 2 ou 3 lavagens. Isso vai ajudar a manter o loiro acinzentado e evitar os tons amarelos.
4. Químicas: Cabelos com progressiva precisam de cuidados especiais e de um profissional experiente, pois a combinação da progressiva com a descoloração pode danificar bastante os fios e/ou deixar o temido amarelo no cabelo.
5. Pontas: Ao descolorir, o seu cabelo pode ficar com as pontas mais secas e retas. Para reverter isso, seque o cabelo fazendo escova modeladora nas pontas. É outro ponto que demanda tempo na vida das loiras.
6. Maquiagem: Depois de clarear os fios, você vai perceber que talvez tenha que usar mais maquiagem para dar destaque aos traços do rosto, uma vez que o loiro deixará seu semblante todo mais suavizado.
7. Sobrancelha: Evite sobrancelha muito escura. Isso pode deixar seu visual pesado e muito artificial. Porém, é uma questão de gosto pessoal.
8. Looks: Se você é morena e clareou bastante seu cabelo, algumas cores de roupa que você usava antes podem ficar esquisitas agora, como amarelo e alguns tons de bege e nude. Cores escuras ficam lindas para loiras.
9. Retoque da raiz: Planeje suas idas ao salão para retocar a raiz e fazer eventuais tonalizações para reavivar a cor e tirar um pouco do amarelado que não sai com o xampu roxo.
10. Técnica: A técnica ideal para quem quer ter menos trabalho podendo esperar mais tempo entre os retoques de raiz é o ombré. Ao contrário das mechas que começam desde a raiz, ele é um degradê que demora mais tempo para ficar aparecendo que está na hora de retocar.