Vender ideias pode ser até mais difícil do que vender um produto. Pode ser uma ideia de qualidade e inovadora, mas o segredo está na poder de persuasão para convencer as pessoas de que ela tem vantagens, é viável e pode trazer benefícios.
Ter estratégias de persuasão é indispensável e você certamente vai precisar delas em algum momento, seja da vida pessoal ou da sua carreira. O quanto antes você conseguir desenvolvê-las, melhor. Assim você já fica preparada e vai saber agir quando necessário.
E não é preciso ser especialista para saber como convencer as pessoas e vender suas ideias, basta seguir algumas dicas.
Por onde começar?
O primeiro passo é lapidar suas ideias e saber como divulgá-las de uma forma convincente. Na maioria das vezes, não importa “o que” se diz, mas a maneira “como” se diz. As pessoas podem até ouvir educadamente o que você tem a dizer, mas só vão aceitar suas ideias se você passar credibilidade.
Apresente seu conceito de forma sucinta, vá direto ao ponto. Quando se quer convencer as pessoas sobre uma ideia, o melhor é falar com exatidão sobre ela e por que ela é melhor do que as alternativas.
Portanto, um dos passos mais importantes para vender suas ideias é justificá-las. Por exemplo, você tem um projeto que pode agilizar as tarefas no seu setor. Uma das maneiras de convencer seu superior e os colegas de trabalho sobre isto é justificar que com as mudanças que você sugere, a empresa vai gastar menos, os funcionários podem economizar tempo, melhorar seu desempenho e ainda diminuir a carga de estresse, o que faria que eles rendessem muito mais.
Ou ainda, você está vendendo seu carro e surge um possível comprador interessado na oferta. Para convencê-lo, você pode justificar que como o carro está em bom estado, não terá gastos com problemas mecânicos e o valor gasto com a manutenção ainda compensa em relação aos gastos com ônibus.
Mas atenção, um erro muito comum e que acaba com toda a credibilidade de quem quer vender seu peixe é confundir justificar sua causa com contar vantagem, e aí acaba se passando por alguém chato.
Outro erro é achar que a pessoa para quem se está tentando vender uma ideia tem as mesmas motivações e interesses. Talvez as pessoas não achem o assunto tão importante quanto você, mas é aí que começa o trabalho de “seduzir” e ganhar o outro para suas ideias.
Ainda que em um primeiro momento você consiga convencer poucas pessoas, não desanime. Boas doses de entusiasmo e perseverança não fazem mal a ninguém e o seu trabalho não acaba quando alguém diz sim. Invista nas suas ideias e acredite nelas se quiser que o número de pessoas que aceitam suas propostas aumente.