Todo mundo sabe da importância de comer frutas, verduras, legumes e de incluir no cardápio diário alimentos saudáveis, ricos em fibras e nutrientes. Buscando uma alimentação mais saudável, muita gente dá prioridade aos alimentos orgânicos e crus. Mas com a correria do dia-a-dia, convenhamos, nem sempre é possível ingerir alimentos que façam bem à saúde nas quantidades recomendadas.
Para quem gosta de incorporar produtos naturais aos hábitos diários, uma dica rápida, gostosa e nutritiva é o suco vivo.
O que é o suco vivo?
É um suco altamente nutritivo, feito com ingredientes frescos e grãos germinados, que são o grande segredo do suco, pois garantem o máximo de aproveitamento das propriedades de cada alimento. É como consumir uma salada bem reforçada, espremida em um copo de suco.
O suco vivo é feito com maçã, folhas, legumes, raízes e grãos germinados, todos os ingredientes são crus e as fibras insolúveis são coadas. Não é necessário adicionar água, açúcar ou qualquer tipo de adoçantes, os próprios alimentos deixam o suco com um sabor doce.
Quais os benefícios do suco vivo?
Entre os benefícios do suco vivo, podemos citar que a bebida é uma ótima fonte de cálcio, ferro, aminoácidos, zinco, antioxidantes, minerais, gordura boa para o corpo, vitaminas A, B, C, D, E, F, G, H. O suco é alcalino e riquíssimo em enzimas, antioxidantes, minerais e oligoelementos, características que fazem o suco vivo ser um grande aliado na prevenção de doenças degenerativas e no retardamento do envelhecimento.
Por ter digestão e absorção rápidas pelo organismo, o suco vivo promove aumento da aumento da energia e da disposição no dia-a-dia e melhora o desempenho físico. Além disso, elimina a chamada “fome oculta” e o melhor, sem engordar.
Como fazer o suco vivo?
Anote a receita, siga corretamente os passos e aprenda a fazer o suco vivo em casa.
INGREDIENTES:
- 1/2 pepino com casca
- 2 maçãs com casca
- 1 dedo de gengibre sem casca
- 1 cenoura
- 2 folhas de couve
- 1 talo de salsão
- 1 punhado de salsa
- 1 a 3 ramos de agrião
- 1 punhado de hortelã
- 1 punhado de sementes germinadas
- 1 punhado de grama de trigo (clorofila) *saiba como germinar grãos logo abaixo
MODO DE PREPARO:
Separe as frutas e verduras. Corte a maçã, o pepino, o gengibre e a cenoura em pedaços pequenos e bata no liquidificador. Acrescente os grãos germinados e as folhas verdes. Coe a mistura usando um coador fino, de pano ou material sintético não absorvente. O suco vivo está pronto para beber!
*Como germinar grãos
Você pode usar sementes comestíveis, tanto pelo homem como pelos pássaros, como trigo, girassol, painço, niger, colza, aveia, trigo, linhaça, arroz, soja, centeio, gergelim, grão-de-bico, amendoim, lentilha, nozes, castanha-do-pará, amêndoas, ervilha, feno-grego etc.
Coloque de uma a três colheres de sopa de grãos orgânicos em um vidro, cubra com água limpa e deixe de molho por uma noite (8 horas). Cubra o vidro com um pedaço de filó ou tecido permeável e prenda-o com um elástico.
Escorra a água do recipiente enxagüe bem com água limpa. Ponha o vidro em um escorredor em local arejado. Enxagüe duas ou mais vezes por dia, especialmente nos dias quentes.
O tempo de germinação varia de grão para grão. O ideal é usá-los assim que sinalizarem o início da germinação, quando se forma uma pontinha. Este é o ponto mais nutritivo do grão.